Pedagógico

O Berçário e Educação Infantil Doce Encanto tem por finalidade promover a educação infantil tendo por princípio o amplo desenvolvimento da criança dentro de um processo de construção de conhecimento e habilidades desenvolvendo uma proposta onde a criança é elemento ativo, criativo e crítico na vida cultural, política e social, desenvolvendo trabalhos com crianças na faixa etária de 5 meses a 5 anos de idade, em regime de externato, em condições adequadas de idade, maturidade e normalidade.

A Educação Infantil segue a proposta sócio interacionista e oferece a seus educandos um ambiente acolhedor e facilitador para que eles vivenciem de maneira lúdica e consigam construir suas aprendizagens com um maior significado. Os educandos trabalham com uma diversidade de projetos pedagógicos pertinentes a cada faixa etária.

Como educadores é importante resgatarmos a relevância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, reconhecendo o trabalho lúdico como necessidade para a vida de todo o ser humano, em qualquer idade. Como acreditamos que as atividades lúdicas são importantes para a criança, procuramos dar-lhes destaque nesta proposta de Educação, já que muita coisa pode ser vivida, revivida, trabalhada, retratada, através de desafio, da brincadeira, da busca de soluções, favorecendo o estabelecimento de laços de cumplicidade entre crianças e adultos, entre as crianças e seus pares, trios e grupos. Nosso argumento se fortalece a partir dos pressupostos teóricos de Piaget, Emília Ferreiro e, especialmente, Vygotsky, ao defender a importância de imaginar, de fantasiar, de brincar com ideias para a formação dos sujeitos. Imaginar e fantasiar como algo potencializado de todo o ato criador humano, tanto das crianças quanto dos adultos, passando pelos artistas, cientistas, donas de casa, poetas, entre outros.

Os conteúdos curriculares que atendem desde o Berçário até a Educação Infantil são desenvolvidos sob forma de atividades que deverão considerar:

  • I - Aspectos físicos: atividades de higiene e saúde;
  • II - Aspectos psicológicos:
    • a) domínio afetivo e emocional: atividades de comunicação e expressão corporal, musical e plástica;
    • b) domínio psicomotor: atividades de motricidade geral e perceptiva motora.
  • III - Aspectos intelectuais:
    • a) domínio cognitivo/linguístico: atividades de linguagem e de conhecimento lógico matemático.
  • IV - Aspectos sociais: atividades de integração social.

A seleção, dosagem e graduação das atividades curriculares levam em consideração as características da Educação Infantil, em cada fase do seu processo de desenvolvimento.

BERÇÁRIO:

  • Estímulos sonoros;
  • Conversas;
  • Apresentação de objetos coloridos, sonoros;
  • Manipulação e exploração de objetos;
  • Brincadeiras;
  • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções.
  • Psicomotricidade, entre outros.

G1/G2/G3:

  • Participação em leitura de diferentes gêneros textuais;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos;
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita;
  • Conto e reconto de histórias;
  • Identificação e escrita do nome(G3);
  • Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaços em jogos, brincadeiras e músicas nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
  • Manifestação e exploração de objetos e brinquedos como empilhar, rolar, encaixar etc;
  • Datas comemorativas;
  • Uso da música entre outros.

G4/G5:

  • Participação em leitura de diferentes gêneros textuais;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos;
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita;
  • Conto e reconto de histórias;
  • Escrita do nome e sobrenome;
  • Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e espaço;
  • Práticas de leitura;
  • Números e sistema de numeração;
  • Grandezas e medidas;
  • Espaço e forma;
  • Uso da música;
  • Datas comemorativas entre outros.